Da Sociedade da Informação à Sociedade do Conhecimento
A Sociedade de hoje não pode ser ainda considerada como uma Sociedade do Conhecimento – de um modo geral é (e quando é) uma Sociedade de Informação. E para que essa mudança se realize, importa que os seus utentes consigam transformar a matéria prima, que são os dados e a informação disponível, em conhecimento.
Mas nem todas as pessoas são capazes de realizar esta transformação. Seja por falta de acesso, seja por incapacidade de utilização das tecnologias.
Neste contexto, o papel da Escola vai revelar-se fundamental. Na verdade, há muito que a Escola já desempenha este papel - de tratar informação e transformá-la em conhecimento. A informação era “domesticada” e retida em pequenos suportes, chamados livros e cadernos... e era transmitida no âmbito das quatro paredes da sala de aula. O próprio professor era uma importante fonte de informação.
No entanto, porque a SI é uma realidade (e em particular a Internet), a informação extravasou definitivamente o espaço da sala de aula e é acessível por todos, a partir de quase todos os lugares.
O desafio que se coloca hoje à Escola é assim bem diferente do que se colocava há umas décadas atrás.